Dora Leal

 

Psiquiatra da Infância e Adolescência/ Pedopsiquiatra

Terapeuta Familiar Sistémica 

 

Áreas de Diferenciação:

Tratamento da perturbação de hiperatividade e défice de atenção, perturbação de ansiedade, perturbação obsessivo-compulsiva, depressão e comportamentos autolesivos.

Terapia Familiar Sistémica

 

Atividade Clínica:

Internato de Especialidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência no Hospital de São Francisco Xavier, Lisboa (2010-2016), com estágio opcional no Hospital de Dia da Clínica da Juventude e na Unidade da Primeira Infância.

Assistente hospitalar graduada de Psiquiatria da Infância e Adolescência no Hospital Fernando da Fonseca, Amadora/Sintra (início de atividade em 2016) – trabalho na consulta externa, terapia familiar, grupo de treino de competências parentais, cineterapia, e coordenação da Área de Dia.

Pedopsiquiatra nas equipas do serviço de Urgência Metropolitana de Pedopsiquiatria realizada no Hospital Dona Estefânia (desde 2011).

 

Formação Académica:

Concluiu o Mestrado Integrado em Medicina na Universidade da Beira Interior em 2008

Terminou o Internato de Especialidade de Psiquiatria da Infância e da Adolescência no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental – Hospital de São Francisco Xavier em 2016, com classificação de 19,6 valores.

Fez Pós-graduação em Neurodesenvolvimento em Pediatria na Universidade Católica em 2011.

Fez Pós-graduação em Intervenção Cognitivo-Comportamental na Associação Central de Psicologia em 2013.

Concluiu Formação em Intervenção Sistémica e Familiar na Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar em 2019 e Supervisão em Intervenção Sistémica e Familiar na Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar em 2022. É associado efetivo da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar desde 2022 após a defesa da Monografia com o tema “Abordagem sistémica das tentativas de suicídio na adolescência”.

 

 Atividade Científica e Docente:

Foi coordenadora do Manual de Psiquiatria da Infância e Adolescência, editado pela Editora Coisas de Ler, onde foi autora dos capítulos “Psicoterapia de orientação dinâmica”, “Multidisciplinaridade em Pedopsiquiatria”, “Perturbações de regulação do processamento sensorial”, “Perturbação do comportamento do sono” e “Perturbação de ansiedade de separação”.

É autora e coautora dos artigos “Avaliação do stress parental na primeira consulta de Psiquiatria da Infância e Adolescência”, “Comportamentos autolesivos não suicidários numa unidade de internamento de Pedopsiquiatria”, “Novas crises em doente com epilepsia”, “Efeitos psiquiátricos dos antiepiléticos”, “Recusa escolar em adolescentes: caracterização e situação 27 a 60 meses após a admissão em Hospital de Dia de adolescentes”. 

É autora da Monografia de candidatura a Sócio Efetivo da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar com o tema “Abordagem Sistémica das Tentativas de Suicídio na Adolescência”

Autora e coautora de diversos pósteres e comunicações orais apresentados em reuniões médicas.

Foi formadora no Curso pós-graduado de Neurodesenvolvimento da criança e do adolescente da Nova Medical School (1ª edição em 2017 e 2ª edição em 2019/2020)

 

Links relacionados:

SPTF | Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar

BNP – Manual de psiquiatria da infância e adolescência