Isabel Gonçalves
Coordenou o Núcleo de Aconselhamento Psicológico
Gabinete de Apoio ao Tutorado e o Núcleo de Desenvolvimento Académico do Técnico
Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental e Integrativa
Formadora e Supervisora da APTCCI (Associação Portuguesa de Terapias Comportamental, Cognitiva e Integrativa)
Áreas de Diferenciação:
Psicóloga Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde
Psicóloga Especialista em Psicologia da Educação
Com as Especialidades avançadas de Psicoterapia e Coaching Psicológico
Cédula Profissional 6085 da Ordem dos Psicólogos Portugueses e Certificado EuroPsy emitido em julho de 2022
Experiência clínica em psicoterapia individual, conjugal e de grupo (com adultos exclusivamente) – 1990 – 2024
Experiência clínica nas temáticas relacionadas com o Ensino Superior, com especial interesse no trabalho com jovens adultos
Atividade Clínica e de Psicologia Educacional:
Fundou e foi coordenadora do Núcleo de Aconselhamento Psicológico do Instituto Superior Técnico de 1993 a 2006
Fundou e foi coordenadora do Gabinete de Apoio ao Tutorado do Instituto Superior Técnico de 2006 a 2017
Fundou e foi coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Académico do Instituto Superior Técnico de 2017 a 2024 (fevereiro)
Foi Sócia Fundadora e Presidente (Biénio 2012-2014) da Rede de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior
Psicóloga e psicoterapeuta na Clínica das Laranjeiras, desde 2024
Formação Académica:
Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Ramo de Psicoterapia e Aconselhamento, no ano letivo de 1988/89, com informação final de 16 valores
Formação pós-graduada em Psicoterapia e Aconselhamento de Crianças, Adolescentes e Adultos, da Associação Portuguesa de Terapias Comportamental, Cognitiva e Integrativa (APTCCI), concluída com o trabalho de síntese intitulado “Serviços de Aconselhamento Psicológico em contexto Universitário – O papel da Terapia Cognitiva-Comportamental” (2001). Formação creditada pela creditada pela European Federation of Psychologists Associations (EFPA)
Seminário de Pós-graduação sobre “Programas de Adaptação e Desenvolvimento nas Crises de Vida”, realizado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa concluído com a monografia intitulada “Caracterização da População e Revisão de Literatura para a elaboração de um Programa de Prevenção na área da Delinquência Juvenil” (1990)
Curso de Formação Avançada – Programa de Doutoramento em Psicologia, Área de Especialização em Psicologia Clínica com a classificação de Muito Bom, pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (2010)
Formação Complementar:
Em gestão pública:
Curso FORGEP – Programa de Formação em Gestão Pública, que decorreu de maio a outubro de 2013, num total de 180 horas de formação, no qual obteve a avaliação final de 16,8 valores
Em coaching:
Certificação Activision Variations International Partners – CIEO: Coaching de Indivíduos, Equipas e Organizações, avaliação 10/10 – 72 horas, e Certificação “The Coaching Clinic ®” da Corporate Coach You, promovida pela Conceitoo2 e com a responsabilidade da Dra. Eliana Dutra – 12 horas (2007)
Em prevenção primária de riscos psicossociais e emergência psicológica:
– Curso de Intervenção Psicológica em Crise da OPP, com a duração de 23 horas (2022)
– Curso de Formação Profissional da OPP – Prevenção Primária dos Riscos Psicossociais (Nível 1), com a duração de 30 horas (2018)
Em psicoterapia de adultos:
– Workshop “Working Creatively with portrayals in Accelerate Experiential Dynamic Psychotherapy (AEDP)” com Netta Ofer e Hans Welling, organizado por Instituto Português de Psicoterapia Integrativa (2018)
– Workshop “Perturbações de Personalidade: Conceptualização de caso e Tomada de Decisão para casos complexos” com a Prof. Lorna S. Benjamin, promovido pelo Paradigmatic Complementarity Lab (2017)
– Workshop “Healing Attachment Wounds: Accelerate Experiential Dynamic Psychotherapy” com o Prof. Dale Trimble, from the AEDP Institute, 2016
– Workshop “A essência clínica da terapia com casais: saber o que fazer e como fazer”, com a Prof. Ellen Wachtel, promovido pela APTCC (2016)
– Workshop “Uma nova terapia para cada paciente: métodos baseados na evidência para adaptar a intervenção ao indivíduo”, com o Prof. John Norcross, promovido pela APTCC (2016)
– Seminário “Impasses Terapêuticos, Regulação do Afeto e Mindfulness”, com o Prof. Jeremy D. Safran (New School for Social Research, N. Y.), promovido pela APTCC (2011)
– Seminário “Aprofundar a sintonização empática em psicoterapia”, com a Prof.ª Jeanne Watson (Ontario Institute for Studies in Education), promovido pela APTCC (2009)
– Seminário com o Prof. Michael Basseches “Análise Desenvolvimentista do Processo Terapêutico” (2008)
– Formação “Emotion Focused Therapy Institute – Levels one & two” com o Prof. Leslie Greenberg, o Prof. Robert Elliot e a Prof. Serine Warwar (2008)
– Seminário com o Prof. Leslie S. Greenberg “Competências para a Terapia Focada na Emoção”, promovido pela APTCC (2006)
– Seminário “Integração em Psicoterapia: teoria e prática – o poder e subtileza da linguagem do terapeuta”, com o Prof. Paul Wachtel (da Universidade de New York, USA), promovido pela APTCC (2003)
– Workshop com o Prof. E. Thomas Dowd (The Kent State University, Ohio, USA), “Hipnoterapia e Reactância Psicológica”, promovido pela APTCC (1998)
– Workshop promovido pela Society for the Exploration and Psychotherapy Integration (SEPI), com o Prof. Hector Fernandez-Alvarez (Universidad de Belgrano, Aigle, Buenos Aires), sobre “Psicoterapia de Grupo Integrativa” (1998)
– Workshop “Resolving Ruptures in the Therapeutic Alliance”, com o Prof. Jeremy D. Safran (New School for Social Research, N. Y.), promovido pela APTCC (1997)
– Workshop “Prescriptive Ecclectic Psychotherapy” com orientação do Prof. John C. Norcross (Universidade de Scranton, Pennsylvania), promovido pela APTCC (1996)
– Workshop “Avaliação da Personalidade e suas Perturbações”, com o Prof. Alexandro Avila Espada (Departamento de Personalidade, Avaliação e Tratamentos Psicológicos da Universidade de Salamanca), promovido pela APTCC (1996)
– Workshop “Anxiety Disorders – A treatment-oriented approach”, com o Prof. Frank Dattilio (Center for Cognitive Therapy, University of Pennsylvania School of Medicine), promovido pela APTCC (1995)
– Seminário “Emoções, Psicoterapia e Mudanças – Facilitar o Processo de Mudança Emocioanl”, com o Prof. Leslie Greenberg (York University, Canadá), promovido pela APTCC (1995)
– Seminário “Systematic Treatment Selection” com o Prof. Larry Beutler (Universidade de Sta. Barbara, California), promovido pela APTCC (1995)
– Workshop “Intervenções Críticas – A resolução de Impasses Terapêuticos”, com o Prof. Haim Omer (Universidade de Tel Aviv, Israel), promovido pela APTCC (1993)
– Workshop “Affective and Interpersonal Processes in Cognitive Therapy”, com o Prof. Jeremy D. Safran (New School for Social Research, N. Y.), promovido pela APTCC (1992)
Atividade Científica:
É autora de diversas comunicações e capítulos de livros em congressos, palestras, seminários e workshops nacionais e internacionais.
Publicações em destaque:
– O capítulo 8 (Uso de estratégias experienciais em psicoterapia), com Hans Welling, no livro Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais – Vol. 1, 2019 (https://silabo.pt/catalogo/ciencias-sociais-e-humanas/psicologia/livro/psicoterapias-cognitivo-comportamentais-vol-1/)
– O capítulo 11 (Psicoterapia de Grupo), no livro Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais – Vol. 2, 2022 (https://silabo.pt/catalogo/ciencias-sociais-e-humanas/psicologia/livro/psicoterapias-cognitivo-comportamentais-vol-2/)
– David, L. Moura, P. Simões, G. Moura, M. Graça and I. Gonçalves, “Observing Classes at Técnico (2010-2019): Do observations impact on the quality of teaching?”, 2021, 4th International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education (CISPEE), 2021, pp. 1-10
– Gonçalves, I. Sá, I. Marrucho, I. “The relevance of promoting Self-Regulated Learning and Motivation in a Supercomplex Higher Education Landscape”, 2021, 4th International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education (CISPEE), 2021, pp 1-10
– Os capítulos 3, 8, 9 do livro Programa de Monitorização e Tutorado – Oito anos a promover a integração e o sucesso académico no IST, 2011 (https://nda.tecnico.ulisboa.pt/nda/tutoria/)
– Vasco, A. B., & Gonçalves, I. (2005). Aplicación del modelo integrador de “complementaridad paradigmática” a un caso de perturbación borderline de la personalidad. In Alvarez, H., y Opazo, R. (Eds.), La integración en psicoterapia: Manual prático, (pp. 157-181). Barcelona
Atividade de docência no Ensino Superior:
Foi professora eventual na Escola Superior de Saúde do Alcoitão, responsável pelas disciplinas de Psicologia I do 1º Ano do Curso de Terapia Ocupacional e de Psicologia, e noutras disciplinas do curso de Fisioterapia (1992-1996).
Foi professora convidada na Escola Superior de Enfermagem de Maria Fernanda Resende, responsável pela disciplina de Psicologia de Grupo no 29º e 30º Cursos de Especialização em Enfermagem de Reabilitação (1992 – 1994)
Foi Assistente Estagiária nos cursos de Psicologia e de Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, lecionando nas disciplinas de Introdução à Psicologia I e II (1990 – 1992)
Prémios e outras distinções:
Prémio de “Boas Práticas – DRS OPP 2020” para o projeto “Comissão de Avaliação dos Riscos Psicossociais – Comissão Técnica CARP-T”
Prémios de Boas Práticas pelo Observatório de Boas Práticas do IST, atribuídos ao NDA, durante a sua coordenação (https://observist.tecnico.ulisboa.pt/boas-praticas/):
Na Categoria “Ensino Superior”
PDF – Programa de Desenvolvimento e Formação (2023)
Observações de Aulas no Técnico (2022)
Soft Skills NDA, com outros colegas (2020)
De bom a excelente – um workshop de soft skills com história, com o Dr. Gonçalo Moura (2019) – Boa prática do ano
Projeto Observar e Aprender da Universidade de Lisboa, com outros colegas (2018)
Seminário II de Aeroespacial: um exemplo de melhoria contínua de uma UC de 1º ciclo, com outros colegas (2018)
Dissertação de Mestrado – “Aceitas o Desafio?”, com a Prof. Beatriz Silva (2017)
LEIC Bootcamp, com o Prof. José Tribolet e o Dr. Gonçalo Moura (2017)
Na categoria “Capital Humano”
Programa de Bolsas de Estudo (2022) – Boa prática do ano
Working@Técnico: Avaliação dos Riscos Psicossociais no IST, com outros colegas (2021)
Programa de Acompanhamento dos Novos Docentes e Investigadores do IST – Shaping the Future (2017)
Prémio de Boas Práticas ao Programa “Tutoring at IST”, atribuído pelo European Observatory on Good Practices in Strategic University Management (2003)
Links relacionados:
https://nda.tecnico.ulisboa.pt/