Consulta do Sono
 
A consulta multidisciplinar de perturbações do sono destina-se a todas as pessoas que frequentemente apresentem queixas de dificuldades em dormir, alterações do comportamento durante o sono e/ou cansaço e sonolência diurna consequente à má qualidade deste. 
 
Dormir bem e em quantidade adequada (que varia em relação à fase de vida) é essencial para a saúde global da pessoa – física e psíquica. 
 
As consequências mais comuns associadas às perturbações do sono incluem as doenças cardiocerebrovasculares (Enfarte Agudo de Miocárdio e Acidente Vascular Cerebral), os défices neurocognitivos (Memória e Atenção), as perturbações psiquiátricas (Ansiedade e Depressão) e ainda acidentes (rodoviários, domésticos e laborais).
 
Nesta consulta, será feita uma avaliação integrada dos sintomas e sinais noturnos, bem como das consequências diurnas das dificuldades associadas ao sono.

Em alguns casos para a aferição das queixas subjetivas ou para a monitorização da resposta ao plano de tratamento instituído é necessária a realização de exames complementares de diagnóstico gerais e específicos, como é o caso da Actigrafia e Polissonografia. 

-Actigrafia 

É um método auxiliar de diagnóstico, validado e confiável para medir a fase do sono, duração, padrões diários e eficiência ao longo de vários dias – habitualmente 15 dias. O dispositivo de actigrafia contém um acelerómetro e normalmente é usado no pulso não dominante. O dispositivo permite a monitorização dos ciclos de sono-vigília e em combinação com o diário de sono fornecem elementos essenciais para a correta avaliação diagnóstica e da resposta ao tratamento. 
Segundo a Academia Americana de Medicina do Sono a Actigrafia está recomendada para utilização tanto em crianças como em adultos, quando existe suspeita de perturbações do ritmo circadiano sono-vigília e em trabalhadores por turnos. Pode ainda ser utilizada na monitorização da resposta ao plano terapêutico instituído. 

-Polissonografia (PSG)

É um exame complementar de diagnóstico considerado o gold standard para as perturbações do sono. Durante a PSG, o doente dorme monitorizado através de um dispositivo portátil que regista diferentes variáveis fisiológicas, incluindo a actividade electroencefalográfica, electromiográfica e outros parâmetros cardio-respiratórios . É um exame essencial para o diagnóstico e classificação de gravidade de doentes com suspeita de perturbações respiratórias do sono, alterações do comportamento durante o sono, queixas de hipersonolência e/ou de insónia. 

 

 A intervenção terapêutica é individualizada e discutida em equipa multidisciplinar entre o médico especialista em medicina do sono e o psicólogo clínico com experiência nesta área de atuação, com possível articulação com outras especialidades médicas (neurologia, pneumologia, otorrinolaringologia ou medicina interna) se o caso clínico exigir.

A psiquiatra da Consulta do Sono é somnologista (com competência em Medicina do Sono) acreditada pela European Sleep Research Society.

A psicóloga clínica da Consulta do Sono é psicoterapeuta e tem formação específica acreditada pelo Beck Institute em CBT-I (Terapia Cognitivo- Comportamental da Insónia) que consiste num protocolo de mudança comportamental e de reestruturação cognitiva (com desafio de crenças disfuncionais que perpetuam erros da gestão da higiene do sono).

Especialistas

Renata Chaleira (Dra.)

Psicologia Clínica, Sexologia e Psicoterapia

Joana Isaac (Dra.)

Psiquiatria e Somnologia

Peça a Sua Marcação Online

Contacte-nos através do número (+351) 21 849 1310 (+351) 91 2578666 ou utilize o formulário de Contacto ao lado.