Ao longo do seu ciclo de vida, as famílias e os casais vão lidando com diferentes desafios. Sempre que uma situação particular é sentida como preocupante por um ou mais membros, quando a comunicação se revela difícil, ou quando os elementos da família não estão a conseguir manter uma relação saudável e satisfatória, pode ser útil procurar ajuda.
A Terapia Familiar Sistémica observa e compreende os problemas/dificuldades ao nível dos sistemas de interação dos membros de uma família. As dificuldades familiares são compreendidas como o resultado das interações entre todos os indivíduos do sistema. O foco da intervenção incide sobre o modo como os padrões de interação sustentam o problema/dificuldade, considerando sempre a família como um todo, que é maior do que a soma das partes.
O processo terapêutico pode envolver toda a família ou só alguns elementos, variando de acordo com as questões apresentadas. As sessões têm como principal objetivo potenciar as competências e recursos da dinâmica familiar, facilitar a comunicação, reorganizar as relações familiares, promover o autoconhecimento, colocar em evidência as competências da própria família, ativando a sua participação na resolução dos seus problemas e dificuldades.
Principais indicações da Terapia Familiar Sistémica:
– Dificuldades de comunicação (ex. relações difíceis ou conflituosas entre o casal, entre pais e filhos, ou entre irmãos)
– Situação de doença de um elemento que interfere no funcionamento da família como um todo
– Dificuldade em lidar com mudanças/transições
– Alterações na dinâmica familiar
– Dificuldades parentais
Na Clínica das Laranjeiras a Terapia Familiar é realizada por uma experiente médica Psiquiatra de Infância e de Adolescência com título de psicoterapeuta pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.
Especialistas
Peça a Sua Marcação Online
Contacte-nos através do número (+351) 21 849 1310 (+351) 91 2578666 ou utilize o formulário de Contacto ao lado.